Transtornos Alimentares e Transtorno Dismórfico Corporal




Os Transtornos Alimentares são alterações na alimentação que comprometem significativamente a saúde física e psíquica. A alteração do comportamento alimentar está associada a uma dificuldade de perceber a imagem do próprio corpo.

Os sintomas alimentares se apresentam de várias formas, desde severas restrições auto impostas até episódios de descontrole e compulsão alimentar. Cada tipo de alteração indica um diagnóstico distinto. Os mais comuns são as anorexias, bulimias e compulsões alimentares


As Anorexias são caracterizado por severas restrições alimentares e perda de peso significativa.

Apresentam também uma preocupação excessiva com o peso e a forma do corpo, o que leva os sujeitos a se engajarem em dietas extremamente restritivas


As Bulimias são descritas por episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos de métodos compensatórios para evitar o ganho de peso, como vômito, uso de laxantes, diuréticos ou excesso de exercício físico.


Os Transtornos da Compulsões Alimentares são caracterizados por episódios recorrentes de compulsão alimentar, sem os métodos compensatórios da Bulimia. A ingestão de grande quantidade calórica dos episódios de compulsão geralmente leva ao ganho de peso e obesidade.


Além dos Transtornos Alimentares, outros sintomas que afetam a imagem do corpo são os Transtornos Dismórficos Corporais (ou dismorfias). Este quadro é caracterizado por uma dificuldade de perceber a própria imagem, que aparece como uma insatisfação persistente ou uma preocupação exagerada com um defeito inexistente ou supervalorizado. A insatisfação com a imagem corporal pode acarretar a realização repetida de cirurgias e procedimentos estético.

O tratamento dos Transtornos Alimentares e do Transtorno Dismórfico Corporal através da Psicanálise se dá a partir da investigação da forma como as alterações alimentares e as questões com a imagem do corpo se apresentam e se enlaçam na vida de cada um. Mais do que tentar controlar o comportamento, a Psicanálise busca localizar a função que a comida ou a estética do corpo ocupam no funcionamento psíquico do sujeito. A partir desta localização é possível pensar outras formas de relação com a comida, com o corpo, com a imagem e com os ideais.


Atendimento

Atendimento

Niterói e Copacabana

Atendimento clínico de

adolescentes e adultos.Segundas

e quartas em Copacabana,

Rio de Janeiro, RJ

Terças e quintas em

Icaraí, Niterói, RJ

Transtornos Alimentares

& Transtornos da imagem

Atendimento especializado em

anorexias, bulimias, compulsões

alimentares, sintomas

alimentares na infância e

transtornos dismórficos

corporais

Via Freud

ViaFreud

Psicanálise e Cultura

Artigos e publicações sobre

psicanálise e atualidade, a partir

da articulação com a

filosofia, ciência, cultura e

arte. No ar desde

2007









Fernanda Pimentel

Psicanalista, Pesquisadora, Professora.

Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, Especialização em Psicanálise e Laço Social pela UFF.

Pesquisadora do Projeto de Extensão LAPSICON - Laboratório de Pesquisa das Psicopatologias Contemporâneas - UFF-VR, e do Projeto de Pesquisa A Construção do caso clínico como metodologia de pesquisa e de tratamento do sofrimento psíquico atual - UFRJ.

Docente do curso de Pós Graduação em Psicanálise e Cultura do Centro Universitário Celso Lisboa e do curso de Pós Graduação em Fundamentos da Clínica Psicanalítica da Faculdade Maria Thereza.



"Quando me propus a tarefa de trazer à luz o que os seres humanos mantém oculto dentro de sí, (...), observando o que dizem e o que mostram, julguei que a tarefa era mais árdua do que é na realidade. O que tem olhos para ver e ouvidos para ouvir pode convencer-se de que nenhum mortal pode guardar um segredo. Se os seus lábios permanecem silenciosos, ele conversa com as pontas dos dedos; a revelação transpira dele por todos os poros. E assim a tarefa de tornar consciente os processos mais ocultos da mente é desse modo inteiramente possível de realizar."

Sigmund Freud, 1905 [1901]




















Psicanálise

Por Fernanda Pimentel

A psicanálise entende os vários tipos de sofrimento psíquico como manifestações de conflitos inconscientes que se resolvem através dos sintomas.

Mais do que um problema a ser solucionado e rapidamente removido, os sintomas e mal-estares falam de uma posição subjetiva particular e trazem à tona questões que dizem respeito ao sujeito e à sua história.

A análise é um convite para falar dessa história. Um convite para reescrever esta história no divã.

















Consultório Niterói

Rua Mem de Sá, nº 111, sala 607
Icaraí - Niterói - RJ

Whatsapp Fernanda Pimentel Psicanalise









Consultório Copacabana

Rua Barata Ribeiro, nº 774, sala 507
Copacanana - Rio de Janeiro - RJ

Whatsapp Fernanda Pimentel Psicanalise